sábado, 11 de junho de 2011

LUGARES

LUGARES
     
Teatro Nacional Cláudio Santoro
Projeto de Oscar Niemayer, tem a forma de uma pirâmide irregular. A fachada é uma composição plástica de cubos e retângulos de autoria de Athos Bulcão. Abriga três salas de espetáculos – Martins Penna (437), Villa Lobos (1307) e Alberto Nepomuceno (95).

                                       

Palácio Da Alvorada
Localizado às margens do Lago Paranoá, é a residência
oficial do Presidente da República. Suas colunas são o símbolo da cidade, utilizado em seu brasão. Projeto de Oscar Niemayer inaugurado em 30/6/1958. Primeiro prédio de alvenaria de Brasília. À frente do Palácio existem duas esculturas: "As Laras", de Ceschiatti, e "O Rio dos Ritmos", de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.


                                         

Palácio Do Planalto

Localizado na Praça dos Três Poderes, foi inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.

Catedral Nossa Senhora Aparecida

Localizada no Início da Esplanada dos Ministérios, foi projetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água.


                                       
Centro De Convenções Ulisses Guimarães
Centro de Convenções Ulysses Guimarães CCUG – é um Centro de Convenções que foi projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, reformado, ampliado e parcialmente inaugurado em 2005. Está localizado no SDC - Setor de Divulgação Cultural - Eixo Monumental, na cidade de Brasília, Brasil. É o 3º maior centro de convenções do país, atrás do Anhembi e Pavilhão 5 do Riocentro, podendo receber simultaneamente 9,4 mil pessoas sentadas. Possui 54 mil m² de área construída com possibilidade de montagem de 11.400 m² de exposição. Fica próximo à rede hoteleira, a quinze minutos do Aeroporto Internacional de Brasília. É referência na realização de eventos, palestras, feiras, shows ou congressos. Atualmente encontra- se fechado para reforma.



                                     

Museu Nacional Honestino Guimarães

É um museu localizado na Esplanada dos Ministérios, cidade de Brasília, Brasil cujo nome foi dado em memória de Honestino Guimarães. O museu que tem a forma de cúpula e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, foram concebidos pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foram inaugurados no dia 15 de Dezembro de 2006, no dia em que o arquitecto celebrou os seus 99 anos de idade. O museu tem uma área de 14,5 mil metros quadrados e foi inaugurado com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: Niemeyer & Niemeyer e Brasília – Património da Humanidade. O museu e a biblioteca formam o Complexo Cultural da República João Herculino.


                                       
Universidade De Brasília (UnB)
Elaborada em 1961, mas idealizada três anos antes, através de uma ampla discussão sobre sua estrutura física e seu projeto de ensino, a UnB foi fundada em 21 de abril de 1962, fazendo parte do Plano Piloto da capital, após discussões encaminhadas pelo seu idealizador e primeiro presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, o pedagogo Anísio Teixeira, e seu discípulo, o antropólogo Darcy Ribeiro, que foi eleito seu primeiro reitor. Outros professores participaram das discussões a respeito da organização da Universidade, considerada inovadora. Na concepção visual de seus prédios, foi decisiva a participação dos mesmos idealizadores de Brasília, os arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.


Aeroporto Internacional De Brasília
Presidente Juscelino Kubitschek , é o aeroporto que serve a capital do Brasil, Brasília. Seu nome é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Atualmente, é o terceiro aeroporto mais movimentado do país, por Brasília ser a capital federal e localizada no centro do território nacional.[1] O aeroporto possui duas pistas, um aeroshopping composto por mais de 130 lojas e 13 pontes de embarque atualmente. Em 2010, transportou 14,3 milhões de passageiros.


                                        
Quartel General do Exército Brasileiro
Localizado no Eixo Monumental Oeste, o Projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e paisagístico de Roberto Burle Marx, foi iniciado em 1969 e inaugurado em 1973. É a sede do Comando do Exército Brasileiro, abrigando o Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres, Órgãos Setoriais e Órgãos de Apoio Setoriais subordinados, de sua estrutura administrativa. É formado por um conjunto de dez edifícios de linhas sóbrias, ligados por um corredor que, por semelhança, ganhou a alcunha de túnel do tempo. Sua estrutura peculiar lembra um grande forte militar, o que inspirou os visitantes a batizá-lo de Forte Apache.

                                        
Memorial JK
Mausoléu projetado por Oscar Niemeyer para guardar os restos mortais de Juscelino Kubitschek e preservar sua memória. Possui auditório e uma biblioteca com três mil volumes que pertenceram ao ex-presidente. Tem exposição permanente de objetos pessoais e fotos do fundador de Brasília, além do carro que ele estava, quando sofreu o acidente que o vitimou. No dia 17 de abril de 1980, em ato solene que contou com a presença do povo e do mundo oficial, é lançada a pedra fundamental do Memorial JK. No dia 12 de setembro de 1981, inaugura-se oficialmente o Memorial. Em tempo recorde - 1 ano e 5 meses -, em ritmo de Brasília, a monumental obra é inaugurada e aberta à visitação pública. As solenidades oficiais de inauguração tiveram início na ante-véspera, no Campo da Esperança, dia 10, com a exumação dos restos mortais do Presidente.




Ponte JK


15 de dezembro de 2002, o projeto audacioso impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira.
Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, sendo um desafio imposto pela arquitetura e vencido pelo engenharia, responsável pela obra, Via Dragados, José Celso Contigo. O Turismo brasileiro ganha mais força com novo monumento, que reforça a Capital Federal Brasileira como ícone mundial da arquitetura moderna. A ponte JK se assenta em um ponto muito privilegiado do Lago Paranoá. Recursos de monitoramento eletrônico serão usados para avaliar a segurança da estrutura da ponte nos próximos dois anos, por meio de 51 sensores acoplados aos 48 cabos de sustentação e três no topo dos arcos da ponte.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/especial/2010/brasilia-50-anos/2010/04/15/brasilia-foge-do-script-original-e-passa-de-cidade-modelo-a-metropole.jhtm
ALASTUEY, Eduardo Bericat. Sociología de la movilidad espacial: el sedentarismo
nómada. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas/Siglo XXI, 1994. p. 51-73.
ARAÚJO, Emília Rodrigues. A mobilidade como objecto sociológico. Disponível em:
<https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3913/1/A+Mobilidade+como+objec
to+sociologico.pdf>. Acesso em: 31 maio de  2011.
AREAL, Augusto César B. O que é Brasília?. Disponível em:
<http://www.geocities.com/thetropics/3416/brasilia.htm>. Acesso em: 25 maio de 2011.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS (ANTP). Informativo ANTP,
São Paulo, n. 91, abr. 2002. Disponível em:
<http://www.antp.org.br/TELAS/Downloads/Info91/info91_pg05.pdf>. Acesso em: 24 maio de 2011.
BARONE, Márcia. Pobreza, transporte e inclusão social. Disponível em:
<http://www.stm.sp.gov.br/antp_2004/270.pdf >. Acesso em: 27 maio de  2011.
BORN, Liane. O dia da cidade sem carro. Com Ciência: Revista Eletrônica de
Jornalismo Científico. Disponível em: <http://www.comciencia.br/200404/reportagens/
17.shtml>. Acesso em: 15 maio de  2011.
BRAGA, Luana Menezes. A Bicicleta e a Cidade Sustentável: Planejamento Cicloviário
para o Distrito de Icoaraci, Belém, Pará. 2004. 100p. Trabalho de Conclusão de Curso
(Trabalho Final de Graduação) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo,
Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia. Acesso em: 21 maio de  2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário