sábado, 11 de junho de 2011

HISTORIA MORFOLOGICA DE BRASILIA

Estefano Diaz
Jéssica Freitas
Guilherme Malaquias







 



Trabalho referente a disciplina de_Introdução à Arquitetura__ do___01__ semestre do Curso de_Arquitetura e Urbanismo_da UNIFACS. Orientado professor(a)_Ângela Magalhães e Sérgio Hespanha_ Realizado pelo(s) aluno(s): Estefano Diaz, Jéssica Freitas e Guilherme Malaquias.
















Salvador
06/06/2011



SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO ...................................................................... 3
2. HISTORIA MORFOLOGICA DE BRASILIA....................... 4
3. TRAMAS E MOBILIDADES E DENSIDADES E ESCALAS.. 8
4. Eixo Monumental..................................................................... 9
5. ASA NORTE .......................................................................... 11
6. ASA SUL................................................................................ 13
7. A estrutura viária: METRÔ..................................................... 22


8. O programa cicloviário do Distrito Federal.......................... 24


9. LUGARES...............................................................................27


10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................34












Introdução
 
Mapa do Brasil em 1823


Em 1823, José Bonifácio propôs a transferência da Capital do Brasil para Goiás, sugeriu o nome de BRASILIA. A idéia para Brasília não seria como uma simples capital qualquer, e para isso o primeiro passo seria achar um urbanista com competência e boas intenções, capaz de projetar o desejável caráter monumental. Com a consciência do valor e do significado daquela cidade a partir de então.
Brasília seria uma cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, capaz de torna-se com o tempo, muito além de um centro de governo e administração. A construção da capital no planalto goiano foi decidida no primeiro ano e meio da República.





HISTORIA MORFOLOGICA DE BRASILIA
Na constituição de 1891, foram apresentadas mais de 20 emendas ao artigo 2º, três delas tornando definitiva a mudança para o interior. Uma delas determinava que a nova capital fosse implantada “no centro do território nacional”. Promulgada em 24 de fevereiro, a Constituição fixava prazo de 60 dias para que o governo indicasse uma comissão destinada a explorar a área a ser escolhida.

 
 Exploração do Planalto Central


Em 1892, o Congresso aprovou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, formada pelo engenheiro belga Luís Cruls, e outros 21 membros, entre cientistas, técnicos e militares. E a 1ª Missão Cruls partiu para o interior.


Então em 1893, o Congresso Nacional praticamente oficializou a área demarcada para sediar o futuro “Distrito Federal”. A partir de disso, o “retângulo Cruls” passou a constar em todos os mapas do Brasil. Nesse período, de 1893 a 1897, Minas Gerais construiu e inaugurou sua nova capital, Belo Horizonte - inicialmente chamada "Cidade de Minas" —, em substituição à cidade de Ouro Preto.
Em 1955, JK promete que se eleito, transferirá a capital do Brasil para o Planalto Central. Então A comissão localizadora escolhe definitivamente onde será construída Brasília. No ano seguinte iniciam-se as obras de construção da residência presidencial provisória.
 

Em 1957, Lúcio Costa venceu o concurso público dedicado à construção da nova capital brasileira, com o chamado Plano Piloto. Situada no Planalto Central do país, a cidade assumiu a forma de um avião. Observe-se que, nesta data, construções como a do primeiro aeroporto e a do Palácio do Alvorada já haviam sido iniciadas. Ou seja, a construção de Brasília se inicia em 56; a utilização das idéias de Lucio Costa, é que se inicia em 57.

O projeto começa trançando um sinal de uma cruz, a técnica urbanística precisou de uma adaptação do curso natural das águas, as construções foram se adequando e se organizando ao eixo transversal, foi pensado no transito de automóveis e pedestres garantindo-lhes o uso livre do chão.Integram-se e destacam-se o conjunto de edifícios destinados aos poderes fundamentais e em cada ângulo dessa praça – PRAÇA DOS TR]ÊS PODERES – localizou-se uma das casas (Governo, Supremo Tribunal  e Congresso), (havendo também em pontos estratégicos as Relações Exteriores, Justiça,Educação sendo vizinho do setor da cultura, museus, bibliotecas, planetário, institutos, etc. , Setor da Cidade Universitária, Hospital das Clínicas e a Catedral numa praça autônoma). Foi pensado em um centro de diversões, escolhido um local exclusivo para o setor do comercio, outro para o setor esportivo. Na Praça Municipal instalaram-se a Prefeitura, Poilica Central, Corpo de Bombeiros e Assistência Publica. Quanto ao problema residencial, ocorreu a solução de criar-se uma seqüência contínua de grandes quadras dispostas em ordem, dentro destas "super-quadras" os blocos residenciais podem dispor-se da maneira mais variada e perto destas uma seção destinada às necessidades do homem. Evitou-se a localização dos bairros residenciais na orla da lagoa, a fim de preservá-la intacta. Os cemitérios localizados nos extremos do eixo rodoviário-residencial evitam aos cortejos.


 
Com a idéia proposta, em 1957, o órgão responsável (Novacap) realizou algumas melhorias de emergência – encascalhamento , reforço das pontes, etc. – para uso imediato, enquanto a estrada principal não ficasse pronta. Essa urgência devia-se a necessidade de ligar logo a nova capital à ponta dos trilhos da estrada de ferro.
Desde então, foram –se tomando todas as providencia, criações de mais rodovias, mais pontes, armazéns que abrigariam os matérias descarregados dos vagões, reparação nas locomotivas.  Solicitava-se cada vez mais o transporte de materiais para a construção da futura capital.

Em 1960, Brasília é inaugurada, tendo Juscelino Kubitschek como presidente até 1961, com a instalação simultânea dos Três Poderes. No ano Seguinte Assume Jânio Quadros
Nos anos seguintes houve em SP, o movimento das Diretas Já (1983-1984), cirando a possibilidade da existência de eleições diretas. Em 1986 a cidade já havia eleito seus primeiros Senadores e Deputados Federais. O primeiro presidente eleito por voto direto no Brasil foi Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Mas o primeiro Presidente eleito pelo povo depois da Ditadura Militar foi Collor em 1991.


Brasília hoje impressiona a população brasileira com sua historia, pela sua forma final e organização territorial, de tal forma que tudo está bem distribuído. Esse ano Brasília completou 51 anos em 21 de Abril.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário